Pessoal

Not enough

Todas as pessoas que eu considero o mais perto possível de “normais” simplesmente vivem: estudaram, se formaram, trabalham. Depois vão fazer uma família, casando, tendo filhos, cuidando deles até crescerem, e depois vão ter netos e morrer em paz, como todo mundo.

Acho muito bonito, pra falar a verdade. Acabei de ver um episódio de Star Trek onde o Kirk perdia a memória em um outro planeta e ficava com uma tribo indígena, vivendo a derradeira felicidade da sobrevivência simples.

Talvez, com o futuro, tenhamos perdido a simplicidade. O simples não é o bastante.

Então tem uma galera que sai do esquema. Uma galera que acha que uma balada ou um jeans de R$300 não traz felicidade. Uma galera que larga tudo, larga a estabilidade, e vai viver. Uma galera que tenta, arrisca, procura até encontrar seu lugar.

E tem uma galera que se cobra demais.

Claro que há suas recompensas por se cobrar demais: as pessoas gostam do resultado; as coisas saem legais; o grau de excelência é mais alto.

Mas os pontos negativos, quando essa neura por ser excelente é maior que o normal, não compensam. Muitas vezes não dá pra fazer nada novo, porque todo começo é ruim e desconfortável; eu não sei há quantos anos não jogo videogame em público.

O medo de errar é maior que a vontade de aprender. Então, quando aprendemos coisas, é o mais solitariamente possível. Assim, ninguém vê nossos pequenos fracassos.

Ninguém vê que não somos suficientes para nós mesmos.

E nada, nada sai.

2 comentários em “Not enough”

  1. Eu me cobro bastante e sou a primeira pessoa a me censurar quando algo sai errado mas tenho aprendido (coisas de terapia) a parar de querer controlar tudo e a diminuir as expectativas em cima do que eu não tenho controle. Tem me ajudado mto a não me frustar com o que está fora do meu alcance e me deixa suscetível a novidades e aberta a surpresas, muitas vezes boas. Não vou abrir mão de estabilidade porque aí já é vida cigana demais pra mim e assim eu não teria tranquilidade nem seria feliz, mas diminuindo a pressão nas coisas menores a gente tem mais força pra enfrentar as maiores!

    Curtir

    1. Dani, sou exatamente como voce, principalmente em relação ao trabalho, me cobro muuuuito mesmo!
      As vezes nao consigo dormir, pois tenho certeza de que fiz algo errado ou deixei de fazer alguma coisa.É uma cobrança sem fim!

      Curtir

Deixe um comentário