Pessoal

É diverticulose.

WAT? Nome complicado. Antes de explicar do que eu tô falando, vou contar toda a história desde o começo.

Depois de ficar vinte dias internada, senti uma dor absurda na barriga do lado direito. Tive de ir ao hospital onde fui diagnosticada com colite (uma inflamação do intestino) e fiquei internada por mais cinco dias tomando antibióticos.

Quando melhorei, voltei para casa, ainda com uma dieta leve. O remédio acabou alguns dias depois, eu não sentia mais dores nem colocava tudo pra fora, estava até começando a voltar com uma dieta melhor mas meu intestino ainda estava solto demais.

Preocupadas, procuramos o médico que cuidou de mim na internação e ele pediu uma colonoscopia.

Fiquei apavorada e muito revoltada. Para “compensar” ter de fazer um exame – que eu achava que ia ser  – tão chato, me permitir voltar a comer de (quase) tudo. Inclusive chocolate. Minha mãe ficou bem brava comigo, tadinha. (mas era maio e eu não tinha comido meus ovos de páscoa ainda!)

O preparo para a colonoscopia é chato. Um dia antes você precisa comer o que eles recomendam, a saber: comidas sem cor, gelatina de cor clara, sucos claros, batata, arroz, peixe ou frango e pão no almoço. No jantar, miojo sem tempero. Às 18h do dia anterior você toma um laxante que faz seu intestino se mexer e dorme muito pouco à noite, indo ao banheiro toda hora. 8h antes do exame é necessário tomar o preparo que o hospital fornece. É um litro de solução com suco e você toma um copo a cada 20 minutos. Passei mal, liguei para o hospital e dizem que é normal vomitar. Tomei tudo que consegui, fui ao banheiro mais mil vezes e fomos ao hospital.

Nem vi o exame acontecendo. Da mesma forma da endoscopia, na colono você é dopado e só acorda quando tudo acabou. Então o exame nem é tão ruim assim.

Engraçado que, depois do exame, meu intestino deu uma segurada legal. Parei de ir várias vezes ao banheiro por dia e consegui comer coisas como paçoquinha, pé-de-moleque, chocolates e até tomar café.

Hoje foi meu retorno ao médico. Ele disse que eu fui diagnosticada com diverticulose. É uma doença que atinge muitas pessoas a partir dos 40 anos. Graças a esforço ou com o tempo, o intestino forma essas bolsinhas. Elas podem inflamar, causando a diverticulite, que dá febre e dor, mas fora isso a doença não tem sintoma nenhum.

Só preciso tomar cuidado com alimentos com casca, como feijão, milho, ervilha e grão de bico por exemplo, pois ela não é digerida e pode inflamar as bolsinhas. Além disso, posso ficar com intestino solto por um período ou preso. Isso explica muito sobre a minha vida.

Então é isso, crianças. Mais uma página da minha recuperação fechada 😀

3 comentários em “É diverticulose.”

  1. Pelo menos o nome é divertido =X

    Eu imagino que todo mundo já fez todas as piadas do universo com o nome da sua doença =(

    Masssssssssssss, mais uma página virada! Ainda bem.

    =***

    Curtir

Deixe um comentário