Cabine de comando

Limpando partição /boot no Ubuntu

Tenho usado Ubuntu no meu computador pessoal por todo esse ano e já estou bem acostumada com o sistema. Ele é ótimo para desenvolver, mas também é muito bom para uso no dia-a-dia, com browser, Steam, essas coisas. Mas a maioria das pessoas acha que é um sistema complicado e não muito amigável. Pequenas coisas do dia a dia parecem difíceis de resolver. Mas nem são.

Eu tinha um problema recorrente e super simples de resolver. Sempre que rolava alguma atualização grande eu recebia uma mensagem de “falta de espaço na partição /boot”. Isso me deixava apavorada porque o tanto de trilha zero que já brikei nessa vida não é brincadeira.

space

Também não dava para mudar tamanho da partição /boot porque o Ubuntu cria isso quando ele instala e ele cria meio que automaticamente, eu nunca escolhi o tamanho dela. Confesso que já formatei em algumas atualizações. E para resolver era super simples:

Primeiro liste tudo que você não está usando

kernelver=$(uname -r | sed -r 's/-[a-z]+//')
dpkg -l linux-{image,headers}-"[0-9]*" | awk '/ii/{print $2}' | grep -ve $kernelver

Agora apague os que precisar

sudo apt-get purge linux-image-[valor que você encontrar]

Por exemplo, se apareceu na lista o linux-image-3.0.0-12 você escreve sudo apt-get purge linux-image-3.0.0-12. Removendo o pacote linux-image-x.x.x-x, também será removido o linux-image-x.x.x-x-generic.

Ou você pode instalar o Ubuntu Tweak, ir na aba “Limpeza” ou “Janitor” e ele faz tudo automaticamente.

janitor

Pronto 🙂 Já pode atualizar tudo tranquilamente agora. Atualizei do Ubuntu 15.4 pro 15.10 sem nenhum problema, rodou super suave, nem parecia linux. Testa e depois me conta 😉

Deixe um comentário