Manutenção

Hackintosh: porque/como fiz um e porque deixei de usar

Fala amiguinhos, faz uns dois posts que tô devendo esse então vamo lá.

Minha história com Mac começou em 2007, quando comprei meu iMac. Ele durou uns bons anos até que eu vim para Floripa, ele ficou em São Paulo e um dia simplesmente morreu. Nesses anos foi um grande companheiro de freelas e trabalhos da faculdade.

2009, quando eu me achava gorda risos
2009, quando eu me achava gorda risos

No meu primeiro ano em Floripa trabalhei com um hackintosh e era muito bom, era perfeito. Nunca deu pau. E para webdesigner, trabalhar com Mac é o melhor dos mundos: funciona o pacote adobe e tem toda a parte do unix que facilita o desenvolvimento. Tanto que quando saí desse emprego, formatei meu Dell Vostro e usei Ubuntu um tempão. Ubuntu é um dos meus sistemas operacionais favoritos, mas as treta que precisa fazer pra rodar o pacote adobe me dão preguiça. E eu, cada vez mais designer, não consigo trabalhar sem isso.

Trabalhei com windows na firma por outros oito meses e meio que acostumei que a vida é assim mesmo, que pena, mas aí voltei a trabalhar com mac por apenas um mês e foi o suficiente para dar saudade. Falei: vo fazer um hackintosh nessa merda.

Eu já tinha tentado antes, mas sem sucesso. Dessa vez deu certo. Não tenho certeza absoluta que tudo que eu escrever aqui foi exatamente o que eu fiz, porque foram VÁRIAS tentativas e erro, mas uma hora foi.

 

Não acredite em nada do que eu disser embaixo. Prefira seguir o tutorial que eu segui clicando aqui.

 

Formate o HD corretamente

Uma coisa meio óbvia mas que eu nunca tinha me atentado antes é que como o formato de arquivos do MacOS é diferente, você precisa formatar o HD com o sistema de arquivos correto. Você consegue isso com o pendrive de instalação e mudando algumas configurações na BIOS.

Pendrive de instalação

Vários sites oferecem imangens de pendrives de boot para instalar o MacOS, o tutorial acima também. É só seguir os passos.

Eu também vi um tutorial com CD de boot, que funcionou bem (o boot), mas a imagem que baixei do MacOs não tava legal. Se por algum motivo você tem um CD de instalação do Mac, talvez seja uma alternativa. (claro, tem essa parte de comprar cds como um neanderthal, mas dá pra viver).

Drivers

Eu fiz VÁRIOS testes, segui vários tutoriais, o que mais dava problema era o de vídeo (porque sem vídeo rs você meio que não faz nada). Dava pau e eu formatava de novo. No fim das contas a melhor coisa foi: não fazer nada. hue.

//platform.twitter.com/widgets.js

Coisas que funcionavam:

  • mesa digitalizadora da Wacom (graças a deus)
  • vídeo, não tive problemas, mas o gerenciamento de cores estava meio esquisito
  • teclado externo
  • bateria, normal, durava a mesma coisa

Coisas que não funcionavam bem:

  • precisei instalar alguns drivers para funcionar mais portas USB
  • o mouse USB sem fio não funcionava bem, mas os bluetooth sim (eu tinha alguns em SP)
  • o som era meio zoado, funcionava mas eu precisava ir nas configurações mudar o volume toda vez

Coisas que não funcionavam nem fodendo:

  • saída VGA, porque nenhum macbook tem saída dessas. Só HDMI. Na verdade nunca consegui testar minha saída HDMI pra ver se funcionava.
  • o wifi não funciona, porque nos macbook chama airport (aff). Eu usava ou o cabo de rede, que funcionava normal, ou um daqueles wifi que liga na USB sabe? Aí rodou.

Trabalhei de boa por uns dois meses, na real. E trabalhei pesado, tô freelando de casa, então o bichinho aguentou 8h/dia ligado direto. Editei vídeo, fiz layout, programei. De boas.

MAS.

Sábado vou fazer uma palestra, yay! E na verdade eu tava me achando bem espertona de ligar um Dell e aparecer a interface do MacOs, mesmo que Yosemite, mas aí eu pensei

E SE ESSA MERDA ME DEIXAR NA MÃO???

Comprei um adaptador HDMI-VGA pra testar a saída mas o próprio adaptador tá cagado, então não consegui ver. Mas eu também não ia formatar tudo e voltar pro Ubuntu ou Windows nessa altura do campeonato. Já tô acostumada com os gestos no trackpad, com os atalhos e os programas.

Aí me ocorreu de procurar Macbook usado, porque honestamente, de 6 a 9 mil reais não é um dinheiro nem que eu tenho, nem que eu gastaria num computador. O foda é que precisava ser RÁPIDO porque isso tudo me ocorreu numa terça e a palestra é sábado. Não dá pra eu comprar no Mercado Livre e esperar chegar.

Lembrei da OLX, que tem classificados locais. E achei. EU ACHEI.

img_20161123_152631610

Uma empresa de manutenção de computadores tinha um macbook pro, i5, com 8gb de RAM e 750gb de HD. 15,4″, funcionando lindão. E a melhor parte: aceitava um computador usado como parte do pagamento ❤

Foi só por isso que parei de usar o hackintosh. Não que o mundo tinha sido perfeito enquanto com ele, longe disso. Eu nunca sabia se eram as coisas que não estavam funcionando ou se eu não tinha driver. Mas foi legal, ainda assim. Pra quem tem curiosidade, faz uma partição aí e manda bala 🙂 (lembrando que seu pc precisa ser Intel, AMD não rola).

ps. Sim, meu cabelo está roxo. Já fica aqui a promessa de falar sobre isso eventualmente.

ps2. O evento que eu vou palestrar é o Front in Floripa 😀 Cola lá!

front-in-floripa

Um comentário em “Hackintosh: porque/como fiz um e porque deixei de usar”

  1. Eu trabalhei numa empresa, você sabe qual, em que um amigo conseguiu fazer um Hackintosh, mas um dos coordenadores viu, elogiou e mandou formatar e voltar para outro sistema pois o termo de uso proíbe o uso do MacOS fora de um hardware da Apple ou coisa do tipo e eles não iriam arriscar um processo.
    No mais, muito obrigado por compartilhar a experiência!

    Curtir

Deixe um comentário